terça-feira, 12 de maio de 2009

1ª Edição do Workshop 'Como fazer um Percurso Pedestre?'



Nos passados dias 4 e 5 de Abril de 2008, a APTERN (Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais) promoveu a 1ª edição do Workshop “Como fazer um percurso Pedestre?”, que decorreu no auditório B.3.08 da Escola Superior Agrária de Coimbra. Esta acção de formação contou com a presença do Dr. António Queiroz, Técnico de Percursos Pedestres (Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal), e Técnico de Senderos (Federação Espanhola de Desportos de Montanha e Escalada) e com cerca de 20 participantes interessados em adquirir saber técnico relevante para a construção de um Percurso pedestre e o desenvolvimento desta actividade.
Esta formação teve as seguintes linhas orientadoras:

- Conceito de um percurso pedestre;

- Propósito de um percurso pedestre balizado;

- Tipologias de um percurso pedestre;

- Tipologia das marcas;

- Fases da elaboração de um Percurso Pedestre;


No primeiro dia, as actividades deram inicio pelas 14.30, com o formador António Queiroz, onde este introduziu os conceitos teóricos desta vertente do pedestreanismo que, muitos fãs têm criado em Portugal, ensinando aos formandos todos os cuidados a ter para a elaboração de um percurso pedestre, salientando os impactos positivos e negativos que estes podem ter para a população local.

No segundo dia na continuação deste workshop e na sequência da apresentação dos conteúdos teóricos da formação, os formandos puderam aplicar na prática, alguns dos conceitos teóricos aprendidos na formação, exercitando a prática de pinturas de marcas, tais como nos percursos que actualmente estão homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo, e que são possíveis ver de Norte a Sul do país.

Esta actividade deu inicio ao plano de actividades da APTERN (Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais), para o ano 2008/2009.

Grupo de Trabalho - Percursos Pedestres

Sem comentários:

Enviar um comentário