quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Seminário "Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável - Que Futuro?"

A 2ª Edição do Seminário "Turismo Rural e desenvolvimento sustentável – que futuro?" marcou no dia 29 de Maio de 2008, no auditório da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, a posição da APTERN em assumir o crescimento da associação em locais de interesse turístico da Região Centro. Tratou-se da primeira actividade a ser desenvolvida, em plano de actividades, pela APTERN fora do âmbito escolar. Esta apresentou como objectivos principais: Levar os sócios, na sua maioria alunos do curso de Ecoturismo a espaços que frequentemente apostam no desenvolvimento do turismo; dar a conhecer o Ecoturismo no concelho ¬― especificamente através do curso e da associação.

Particularmente, e assumindo a vasta área de actuação do Ecoturismo, foram abordadas algumas temáticas que podem desempenhar, no futuro, um importante factor de desenvolvimento no concelho de Miranda do Corvo, como sendo: Turismo Activo (Orador: Professor João Carlos Gandum), Turismo Cientifico (Orador: Mestre Pedro Bingre) e Turismo Cinegético (Orador: Doutor David Rodrigues). À vertente teórica do seminário, composta também pela apresentação de alguns projectos na área do turismo (Projecto da Quinta da Paiva e o Projecto Aldeias de Xisto), foi conjugada também uma vertente prática com a visita a alguns locais de interesse turístico do concelho: Quinta da Paiva, Gondramaz (aldeia inserida na rede de aldeias de Xisto) e Santuário da Nossa Senhora da Piedade de Tábuas.

Pensamos que há um longo caminho a percorrer, contudo este caminho será tanto mais facilitado quanto maior for a nossa capacidade em congregar os diferentes sectores do turismo nos diferentes locais de actuação da APTERN. A presença do Presidente da Região Turismo do Centro (Dr. Pedro Machado), a representação da Escola Superior Agrária de Coimbra (Doutora Carmo Lopes), a presença de profissionais e alunos da licenciatura de Ecoturismo mas sobretudo a presença dos actores locais podem ter encontrado na actividade realizada, pela APTERN, um importante ponto de partida para o desenvolvimento do Turismo em Espaços Rurais e Naturais ― de resto um dos fins pela qual a APTERN foi criada.
Grupo de Trabalho - Desenvolvimento Rural