sábado, 4 de abril de 2009

3ª Edição do seminário “Ecoturismo – Para que? Porque? Para onde?”

Para comemorar o Dia Mundial do Turismo, a APTERN (Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais) promoveu a 3ª edição do seminário “Ecoturismo – Para que? Para onde? Porque?”, realizando-se este na manhã do passado dia 13 de Outubro, no auditório novo da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC).

Dr. Pedro Machado, presidente da nova entidade de Turismo da Região Centro, a Comissão Instaladora da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, abriu este seminário e começou por apresentar a perspectiva actual do turismo na região Centro, onde o Ecoturismo começa a aparecer na região, integrado noutros tipos de turismo que diversificam a região Centro.

O primeiro painel iniciou-se com a apresentação de estágios I realizados por alunos de ecoturismo: Carlos Santos começou por apresentar o seu estágio com o tema “Ecoturismo e conservação da natureza em meios rurais – uma experiência na associação ALDEIA”; seguida da de João Baptista, com o título “Avaliação das Perspectivas Locais face ao desenvolvimento do Ecoturismo – Pardieiros, aldeia inserida numa Área de Paisagem Protegida”.

O segundo painel teve como principal função a apresentação: de um trabalho final de estágio II, apresentado por Íris Palhas, intitulado “Concepção de um manual de menus vegetarianos para estabelecimento de restauração e bebidas”, e do projecto Explore Figueira, por intermédio de Jael Palhas.

Este encontro contou com a presença de cerca de 60 participantes, na sua maioria alunos do curso de licenciatura em Ecoturismo da ESAC e, permitiu que fossem apresentados casos concretos onde se pode manifestar o ecoturismo, assim como permitir aos futuros técnicos de Ecoturismo uma visão mais concreta e alargada da sua formação.