sexta-feira, 16 de abril de 2010

APTERN marca presença no 1º Encontro Terra e Lazer


No passado dia 13 de Março decorreu a palestra "Turismo no Ribatejo - Potencialidades e possibilidades de desenvolvimento" inserida no 1º Encontro Terra e Lazer do Ribatejo, que decorreu de 12 a 14 de Março em Vila Franca de Xira. Esta palestra contou com a presença do consultor internacional Jack Soifer, que destacou as grandes potencialidades existentes em Portugal nas vertentes da biodiversidade e do turismo.

Na vertente do Enoturismo, Vasco D’Avillez (consultor e ex-presidente da Viniportugal), falou da diversidade de território nas sub-regiões do Ribatejo e da qualidade dos seus vinhos.

Jorge Santos, presidente da APTERN (Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais), destacou, por seu turno, o ecoturismo como forma de desenvolvimento sustentável da região, através da oferta ao turista de uma estadia diferente, com o contacto directo com a natureza e com a realidade rural da região, além de sensibilizar o turista para o meio ambiente. «As unidades de alojamento em espaço rural podem ser “motor” de desenvolvimento sustentável de uma região, como podem ajudar a contribuir com o desenvolvimento de outros elementos associados ao turismo de uma região. Se houver atenção aos princípios de sustentabilidade, podemos ajudar a contribuir para a diminuição da chamada época de crise», concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário