sexta-feira, 16 de abril de 2010

Uma actividade diferente - Tertúlia sobre Turismo Acessivel - Um turismo para todos"


No dia 15 de Maio, realizar-se-há no Café Concerto em Pombal uma tertúlia sobre "Turismo Acessivel - um turismo para todos", que irá contar com vários especialistas das áreas do turismo e da sáude, de forma a permitir uma discussão de ideias em torno deste tema.
A organização está a cargo da APTERN ( Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Natuarais) e da Câmara Municipal de Pombal, e irá ter inicio ás 16 horas.
Qualquer esclarecimento poderá ser feito através do email: aptern@gmail.com ou através do numero 960150448 (Vânia Dias Gonçalves).
Aguardamos por si!

APTERN marca presença no 1º Encontro Terra e Lazer


No passado dia 13 de Março decorreu a palestra "Turismo no Ribatejo - Potencialidades e possibilidades de desenvolvimento" inserida no 1º Encontro Terra e Lazer do Ribatejo, que decorreu de 12 a 14 de Março em Vila Franca de Xira. Esta palestra contou com a presença do consultor internacional Jack Soifer, que destacou as grandes potencialidades existentes em Portugal nas vertentes da biodiversidade e do turismo.

Na vertente do Enoturismo, Vasco D’Avillez (consultor e ex-presidente da Viniportugal), falou da diversidade de território nas sub-regiões do Ribatejo e da qualidade dos seus vinhos.

Jorge Santos, presidente da APTERN (Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais), destacou, por seu turno, o ecoturismo como forma de desenvolvimento sustentável da região, através da oferta ao turista de uma estadia diferente, com o contacto directo com a natureza e com a realidade rural da região, além de sensibilizar o turista para o meio ambiente. «As unidades de alojamento em espaço rural podem ser “motor” de desenvolvimento sustentável de uma região, como podem ajudar a contribuir com o desenvolvimento de outros elementos associados ao turismo de uma região. Se houver atenção aos princípios de sustentabilidade, podemos ajudar a contribuir para a diminuição da chamada época de crise», concluiu.

4ª edição do Seminário "Ecoturismo - Para Onde? Porquê? Para Quê?"

Decorreu no passado dia 9 de Março, no auditório novo da Escola Superior Agrária de Coimbra, a 4ª edição do Seminário de "Ecoturismo - Para onde? Poquê? Para quê?", uma iniciativa organizada em conjunto pela APTERN (Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais) e pelo Núcleo de Ecoturismo da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra, e que contou com a presença de 70 pessoas.

O evento começou com a sessão de abertura, onde o Presidente do Núcleo de Ecoturismo apresentou o mesmo, e fez referência aos objectivos deste. Seguiu-se a Teresa Martins, membro da APTERN mencionou os objectivos a que esta associação se propõem,e que, apesar das dificuldades enfrentadas, se tem feito trabalho em prol do Ecoturismo. A sessão de abertura terminou com a Dra. Carmo Lopes, regente do Mestrado em Ecoturismo, onde o apresentou e indicou as unidades curriculares pertencentes a este.

O 1º painel iniciou-se com a apresentação dos estágios curriculares dos técnicos de Ecoturismo: Daniela Andrade, Daniela Gomes e André Gamelas que foram realizados em três paises diferentes, Inglaterra, Portugal e Brasil, respectivamente.
No 2º painel, Jorge Santos, da Escola Tecnológica e Profissional da Sertã e Andreia Sofia Costa, aluna do curso de Ecoturismo, apresentaram um caso de estudo em ecoturismo, aplicado ao concelho de Pinhel, deixando a indicação de que é possivel aplicar o ecoturismo em Portugal, basta que haja um bom enetendimento por parte das entidades participantes.
No final ocorreu o debate onde os oradores esclareceram todas as dúvidas dos participantes, assim como, foi discutido o estado do turismo em Portugal.

Por motivos de dificuldade na deslocação, a oradora convidada não pôde comparecer, pelo que deixamos aqui os tópicos dos quais a Dra Apolónia Rodrigues iria abordar para que possam pesquisar e ficar a saber um pouco mais sobre estes projectos. 'Agenda para a sustentabilidade' ; 'Genuineland' ; 'Reserva Dark-Sky'


Saudações Ecoturísticas