segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Tomada de Posse dos Novos Órgãos Sociais da APTERN - Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais

Teve lugar no passado dia 9 de Outubro, pelas 11 horas, no auditório da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra, a tomada de posse dos novos órgãos sociais da APTERN – Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais. Esta associação vai procurar desenvolver projectos e actividades que possam dar a conhecer a existência do Ecoturismo em Portugal. Jorge Santos, foi reeleito presidente para o seu 3º mandato consecutivo, até ao ano 2012, neste que será o seu último mandato a frente da associação.

Direcção


Presidente: Jorge Mateus Simão Dos Santos

Vice – Presidente: Maria de Fátima do Rosário Santos

Vice – Presidente: Teresa Raquel Alves Martins

Tesoureira: Vânia Dias Gonçalves

Tesoureira: Tânia Sofia Gomes da Costa

Vogal: Tiago Daniel Ramos Carvalho

Vogal: Fábio José Pascoal Ferreira

Suplente: Andreia Sofia Correia Costa

Suplente: Ana Filipa Contente da Costa

Suplente: Fernando Manuel Abrantes Simões

Conselho Fiscal

Presidente: Gil António Domingues Baptista

Vice – Presidente: Natália de Jesus António

Secretária: Helena Moreira Lopes

Suplente: Rider Filipe Rua da Costa

Suplente: Carlos Alexandre Fernandes dos Santos

Assembleia Geral

Presidente: Ivo Jael Lourenço Palhas

Vice – Presidente: Francisco Miguel Salvador Cordeiro

Secretário: Claudia Vaz

domingo, 3 de outubro de 2010

ETPS E APTERN comemoram Jornadas Europeias do Património 2010

De forma a dinamizar o turismo cultural da Vila da Sertã, realizou no passado dia 24 de Setembro, o percurso interpretativo “A História e a Cultura da Sertã”, uma actividade organizada pelos alunos do Curso de Turismo Ambiental e Rural da Escola Tecnológica e Profissional da Sertã, com o apoio da APTERN (Associação Portuguesa de Turismo Em Espaços Rurais e Naturais) que contou com a presença de algumas pessoas oriundas de algumas localidades fora do concelho. Esta actividade, inserida no programa das Jornadas Europeias do Património, deu a conhecer algumas histórias antigas de alguns pontos de interesse que passam despercebidos dos turistas que visitam a Vila. Pontos como a Alameda da Carvalha, o Convento de Santo António, o Castelo Da Sertã, foram alguns dos pontos de paragem, onde os alunos do Curso de Turismo Ambiental e Rural deram a conhecer algumas curiosidades aos participantes.

“…Não tinha conhecimento que esta Vila tinha um património algo vasto…” menciona um dos participantes do percurso, salientando a importância deste tipo de actividades para a divulgação do concelho. “…A escolha dos locais foi a melhor, são os sítios mais cativantes da Vila, pena que não estão bem sinalizados, para que o turismo possa descobrir o que visitar no concelho…”, salienta outro dos participantes do percurso.


Esta actividade deu também arranque ao inicio do Plano de actividades da ETPS (Escola Tecnológica e Profissional da Sertã), para o ano lectivo 2010/2011.